VIP - Como se tornar um freela de 5 dígitos

dicas pra você passar a faturar 10k por mês como freelancer

VIP – Como se tornar um freela de 5 dígitos
1 de julho de 2016 Willian Baldan

Sabe aquilo que nunca te disseram pra estudar? Lá está a diferença entre o freelancer profissional e o meia boca.

Você se comunicar de forma clara, saber cobrar, impor, sugerir e entender assuntos que fogem da sua área de conhecimento são umas das qualidades que freelas, principalmente programadores não tem.

Se isolam do mundo e ficam lá amando a web e seu computador amigo fiel. Não conversar com ninguém te torna anti social e essa é uma característica intrínseca de um bom funcionário.

O ideal mesmo é que você assista o vídeo 🙂

  • Samanta Meira

    Olá Wilian. Qual o sistema de cobrança que você utiliza?

    • Uso o asaas Samanta 🙂 vou falar mais sobre isso em breve 😉

  • Rodrigo Silva

    Wilian, como fazer para alcançar novos clientes como freela?

    • Cara, você pode fazer muitas coisas, dentre elas, frequentar lugares que os seus clientes podem estar. Barbearias, seminários do sebrae. A longo prazo a melhor estratégia é você se posicionar online, criar conteúdo que eduque seus clientes e chame eles para entrarem em contato contigo. Isso costuma dar mto certo.

      • Rodrigo Silva

        Valeu, cara! Iluminou legal!

  • Fabiano Rocha

    Bem colocado e iluminando claro o passo seguinte… Vamos devagarinho à estrada dos tijolos de ouro…. rsrsrs nem tanto, mas to curtindo.

    • É isso aí Fabiano, aos poucos vamos construindo nosso muro. Fácil não é, mas vale a pena 🙂

  • Estava fazendo tudo errado:
    1 – Estava com parcerias com agências
    2 – Estava pegando serviços de sites como 99freelas, prolancer, workana.

    Melhor rever meus conceitos…

    • Hahaha, pelo menos agora você tem uma visão mais ampla sobre isso né Wesley. Como está o seu network? Tem potenciais clientes que você conhece? Já vai tentando vender pra eles, comece migrar aos poucos para não ficar sem grana. A não ser que mesmo nessas condições você esteja com um faturamento ímpar sem sacrificar sua vida. Sobre o Workana, eu acredito que ele é bom sim, mas é ainda melhor fechar diretamente com o cliente e não deixar parte da sua grana na mao deles.

      • Network: Estou participando de palestras, encontros de negócios e fazendo parcerias em grandes projetos como Apps e plataformas recorrentes.
        Graças ao network, hoje tenho escritório sem pagar um real.

        Potenciais clientes: Estou me estruturando novamente(mudar o site da empresa), pois quero ser especialista em aumentar o faturamento/vendas de meus clientes na internet.

        Site: simpleti.com.br (estou mudando, logo logo tem um site novo)
        Blog de contéudo: wesleysimplicio.com.br (começando a colocar conteúdos)

        Quero ser reconhecido em aumentar as vendas de meus sites na internet, não quero vender sites, quero vender uma ferramenta que se vende 24hrs para meus clientes(um site que converte).

        To começando a estruturação, mais vamos que vamos! Agora @willianbaldan:disqus , vc tem um seguidor fiel, vou sempre acompanhar seu trabalho, parabéns!

        • Cara, é essa visão que eu gostaria que todos que acessam esse blog tivessem. Você com a mentalidade certa, agora só falta as informações corretas pra tornar isso real. A propósito, uma pessoa que me ensinou bastante sobre isso foi o Natanel Oliveira da Marketing Com Digital, conhece?

          Feliz por você 🙂 Logo estará nos contando as boas novas.

          • Opa @willianbaldan:disqus , conheço sim, acompanho o trabalho dele, ele é um profissional fantástico e aborda o real conceito de marketing digital. Vamos que vamos, ao passar o tempo, vou contando as novidades.. abraços

          • Show Wesley. Bora mermão

        • Só tome cuidado para não se parecer com outros, vi que você usa o épico e apesar de se bom, é destinado a quem nao entende de criar sites. Pense na sua diferenciação e como pode se posicionar com um profissional raro, diferenciado, se possível grave vídeos de conteúdo e esse será um grande passo.

    • Claudio Bitar

      Wesley Simplicio. O autor do vídeo na dica 2 estava se referindo a sites que fazem concorrência para o cliente te pagar ou não depois do seu trabalho já pronto. No workana e prolance o cliente aprova ou não o preço que você cobra e a partir daí é que você começa a trabalhar para ele que já fechou contigo. É uma coisa mais certa. O 99freelas não conheço, mas deve seguir o mesmo dos outros 2. Resumindo: Os sites citados no vídeo fazem concorrência em cima do seu trabalho já pronto. O o Workana e o Prolance fazem concorrêcia com seu preço e proposta, sem você ter começado a trabalhar.

  • Luciana Landim

    Muito bom Willian! Tenho muitas ideias e muitas dúvidas, vou acompanhar seu conteúdo! 😀

  • Bruno Hammer

    Muito bom o video!! Já me dei conta de algumas mancadas que eu vinha cometendo! No aguardo dos próximos 🙂

  • Ian Vilhena

    Valeu Will! Bom conteúdo! Qual é o sistema de cobrança que você utiliza? Poderia explicar mais detalhadamente? É cobrado, como utilizar…. essas coisas! Obrigado e vamo que vamo!

    • Estou gravando mais vídeos sobre isso Ian. O sistema chama Asaas. Dá uma pesquisada

  • Carol Comper

    Ótimo vídeo, ótimas dicas, já tirou vários pontinhos de interrogação que me rodeavam, com certeza um primeiro grande passo pra dar um up no nosso trabalho. Acho q o ponto mais forte de muitos é essa questão de se auto valorizar, não permitir que coloquem preço em vc, mostrar a real importância daquilo que você oferece para o cliente. E, também, a dica de vc ser realmente ótimo em alguma coisa, e não razoável em várias. Agradeço a atitude de pessoas como vc, que encontram uma maneira de ajudar aqueles que querem trabalhar, querem colocar uma carreira em prática, mas que se perdem no caminho em meio a tanta informação confusa ou a falta dela. Sou designer de interiores, tenho muita dificuldade em apresentar meu trabalho, definir as minhas atividades para os clientes, e buscar novos clientes… Espero captar todo seu conhecimento e colocar em prática a minha carreira profissional. Abs!!!

    • Bacana Carol, espero que absorva mesmo o máximo possível daqui. O primeiro passo é viver bem como freelancer, o segundo é deixar de ser freela e ter a sua empresa. Graças ao conhecimento certo eu cheguei no segundo estágio e acredite se quiser, vários clientes precisam tanto do meu trabalho que ao saberem que eu não serei mais prestador de serviços, me chamaram para sociedade. Isso é impagavel, as dicas desse artigo e do artigo sobre 5 motivos pelos quais seus clientes não voltam foram sempre aplicadas a risca por mim e pelos freelas parceiros que eu tive.

      Você como designer de interiores deve se focar em entender o quanto um ambiente bem planejado ajuda o cliente a permanecer e consumir mais. Para os inscritos na Lista VIP eu envio um e-mail com uma palestra sobre UX para atração e retenção de público, creio que te ajudará legal nesse sentido.

  • Rafael Silveira

    Muito bom o conteúdo, parabéns!

  • Cesar Augusto Siqueira Lima

    Obrigado meu irmão, excelente informação!

  • Cleomar Prado

    É isso aí Willian Baudan. Ótimas dicas!

    • Bacana Cleomar. O importante é te ajudar de alguma maneira 🙂

  • Rodrigo Araújo

    Cara, venho tentando a mais de um ano me suceder na área de freela, só que no interior onde vivo é muito difícil além de ser pouco desenvolvida. Mais com suas dicas dá pra tentar novamente, seguirei suas dicas passo a passo e acredito que dessa vez vai dá tudo certo.
    Ansioso para novos vídeos. São muitas as dúvidas pra tirar…

    • Não se limite cara ao interior, você tem a internet te possibilitando fechar clientes em qualquer lugar do Brasil. Usa o skype, e fecha clientes em tudo o que é canto 🙂

  • Raniere Carvalho

    rapaz, e eu errando em praticamente tudo isso!

    sempre me lasquei em relação a preço, porque sempre chegavam com “ah, fulano la da loja tal cobra esse preço” , e eu, nunca aprendi a dizer não e me rodava muito.

    obrigado pelas dicas cara! valeu!

    • Hahaha, só compare com empresas que cobram muito mais do que você. Aí pode dar jogo. Mas aprender a passar o preço muda tudo 🙂

  • André Skull

    ótimo conteúdo!

  • Bárbara Rodrigues Viana

    Muito bacana o conteúdo! Vou acompanhar os outros vídeos com certeza! Vou começar minha jornada como freela em tempo integral! Então estou muito atenta a tudo que possa me ajudar a ser mais profissional. Vou acompanhar com certeza! Abraço!

    • Isso Bárbara, vamos nessa com força. O lance é se dedicar, peitar os desafios e vencê-los.

  • Rogério Marciano

    Curti sim o conteúdo do vídeo, mostrou e me confirmou algumas dúvidas que eu tinha esquecidas e um ponto de vista que observei nos últimos dois ou três anos como funcionário – a venda e o contrato.
    Trabalho como editor de vídeo, cinegrafista e fotógrafo (veja que não sou tão especializado)

    • Legal Rogério, mas tudo isso tem muita ligação né cara. Estudar enquadramento, direção de fotografia e cinema, pode te ajudar a ampliar o conhecimento e gama de possibilidades.

      • Rogério Marciano

        Sim, é verdade. Uma coisa puxou outra e sempre considero as funções complementares e na maioria das vezes, de acordo com a demanda de serviços, não interferem nos freelas exceto quando tem coisas na mesma data ou deadline apertado.

  • Geovani

    Ótimo conteúdo, Willian! Estou neste mercado já tem um bom tempo, se manter buscando conhecimento é fundamental e necessário. Excelente dicas. Obrigado!

  • Marta Maciel

    Oi Willian, estou conhecendo teu trabalho agora. Com certeza vou continuar acompanhando teus materiais! Colaboro como colunista em uma plataforma voltada para a área de marketing e resolvi investir como freela na redação de conteúdo, mas pretendo me vincular a uma agência no início para conhecer melhor esse trabalho. Minha pergunta: moro no interior e é difícil educar esse tipo de mercado em relação a idéias inovadoras. Penso que um primeiro passo é trabalhar com um blog, uma página, pra divulgar meus artigos e oferecer meus serviços de assessoria. O que você acha?

ACESSE NOSSOS MATERIAIS EXCLUSIVOS PARA FREELAS VIPS

x